André Marques Albuquerque
Diretor de Fotografia
André Marques Albuquerque é um diretor de fotografia brasileiro conhecido por seu olhar sensível e sua habilidade em aliar linguagem estética e tecnologia para construir narrativas visuais marcantes. Atua em cinema, publicidade, videoclipes e conteúdos institucionais, sempre atento às inovações do mercado audiovisual. Recentemente, vem explorando as possibilidades da inteligência artificial e da geração de vídeos por IA como ferramenta criativa.
Formado em Fotografia pelo SENAC em 2004 e com especialização em Direção de Fotografia na prestigiada FAMU, em Praga (2010-2011), André iniciou sua carreira em 2001 como montador e finalizador na Geral Filmes. Esse background em edição lhe proporciona uma visão completa do processo narrativo, facilitando escolhas assertivas na captação de imagens e garantindo uma cobertura imagética precisa — com destaque para sua especialização em imagens aéreas com drones desde 2015.
No cinema, assinou a direção de fotografia do documentário De Peito Aberto, da diretora Graziela Mantoanelli (Deusudará Filmes), e colaborou em obras como Apocalipse nos Trópicos, novo filme de Petra Costa (2025), e Baila, Vini, sobre o jogador Vinícius Júnior, dirigido por Emílio Domingos e Andrucha Waddington, produzido pela Conspiração Filmes e disponível na Netflix.
Na publicidade, dirigiu a fotografia de campanhas para grandes marcas como Claro (com Tiago Leifert), WhatsApp (“Pequeno Empreendedor”), Natura (“KAIAK Oceano”), Mercado Livre (com Lulu Santos), Sadia, Caju e HB Brasil, entre outras.
No cenário musical, assinou a direção de fotografia de videoclipes para artistas e bandas consagradas como RZO, Roberta Campos, Barbatuques, Vanguart e Tiquequê. Seu portfólio inclui também trabalhos para televisão, conteúdos institucionais e um acervo autoral de fotografias expostas em diversas ocasiões.
Recentemente, André foi o diretor de fotografia da campanha Not Milk, da NotCo — uma sátira inteligente à icônica campanha “Mamíferos” da Parmalat — reafirmando sua versatilidade e capacidade de dialogar com as tendências e referências culturais do momento.